terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

POESIA E PSICANÁLISE



De vez em quando, o blog trará algumas poesias de famosos e amadores. Eu não sei explicar muito bem em palavras para que serve a poesia, mas sei que a poesia que me serve é aquela que me toca, que me tira o ar, o chão ou o sono, que fala das dores e amores que trago no peito e na alma. Por isso, na minha opinião, escrever ou ler poesias é terapêutico. Estar em contato com nossas emoções, escutar o que elas querem nos dizer é sempre um aprendizado importante e interessante.

A poesia que segue abaixo é da minha autoria:

O Mais Profundo de Mim Mesma 

“Nesta noite vigiada pelo olhar metálico da lua, não quero ficar só. Preciso estar.

Uma urgência interna avassaladora assume o poder e exige o encontro imediato com o mais profundo de mim mesma.

A humilhação de saber ser inútil resistir agita meu sangue. Não há escolha nem escapatória. O inevitável se aproxima a passos largos.

Eu sou a vítima que, assustada e excitada, fecha suavemente seus olhos e oferece o pescoço à espera do doce veneno do vampiro. Sei que o algoz também é o salvador, aquele que me livrará de mim mesma.

Imersa na escuridão do desconhecido, percebo que a solidão nada tem de vazio. Ela é povoada de cantigas de infância, da lembrança de beijos roubados e amores desfeitos, da saudade de pessoas que jamais voltarão, de aromas e sabores perdidos no tempo, de sorrisos e lágrimas compartilhadas, de vitórias inesquecíveis e derrotas amargas, de anjos e demônios bailando ao som do acaso.

Estranhamente, não sinto medo. Quanto mais me deixo levar, mais me aproximo de mim mesma. Sou uma mistura de tudo e de todos que cruzam o meu destino.

Minha dor se cala diante da magnitude destes encontros. Já não quero competir com o tempo nem vencê-lo. Aceito o desamparo, a impotência e a indefinição.

A escuridão, enfim, cede espaço ao dia. E eu decido, então, renascer das cinzas mais uma vez”.





2 comentários:

  1. Oi amiga!!!! Atacando de poeta hein! Gostei do q vc escreveu!!! Bjoks!!!

    ResponderExcluir
  2. Oi,querida!Obrigada!Dê uma olhada no site recanto das letras. Sempre que possível, publicarei umas poesias lá. Bjoks.

    ResponderExcluir